Textos

PRESEPIO NATALINO

Uma das grandes tradições brasileiras é a montagem do presépio natalino. As crianças se encantam com o presépio e se envolvem com a reconstituição do nascimento do menino Jesus, onde o Primeiro registro tenha ocorrido no ano de 1223,quando São Francisco de Assis na Cidade de Greccio montou o seu Presépio, porém estes tipos de manifestação religiosa Católica já era bastante conhecida desde aproximadamente o Século IV. O nome Presépio é de origem Hebraica (praesepium) e significa : manjedoura dos animais ou estábulo.
O Presépio passou a ser sinônimo de um grande processo escultural que tem como principal função a representação ,louvação e admiração do Nascimento do Menino Jesus na manjedoura em Belém,seguindo os relatos dos Evangelhos , os quais relatam a história com detalhes. Os personagens que englobam os Presépios são basicamente: Nossa Senhora, São José , Anjos , Pastores , Os Três Reis Magos(que presenteiam o menino Jesus),e os animais(principalmente o Jumento que foi utilizado como meio de transporte para Nossa Senhora).
Provavelmente o Presépio tenha sido introduzido na Cultura Brasileira no Inicio do Século XVII, mais precisamente na Cidade de Olinda em Pernambuco, pelo Frei Franciscano Gaspar de Santo Agostinho.
Atualmente os Presépios são montados no início do mês de Dezembro e desmontados depois do dia 06 em Janeiro,também é possível observar uma grande variedade de tipos de Presépios ,mas nunca descaracterizando a principal função que esta a mostrar, o Nascimento do Salvador do Mundo o Menino Jesus e o valor verdadeiro sentido do Natal que é festejar ou lembrar o Nascimento de Jesus.

(http://afonsoecris.ubbihp.com.br)
(http://massajovem.zip.net)
Painho
Enviado por Painho em 06/12/2006
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.