Textos

ESTÍMULO PARA LEITURA

Várias vezes ouvimos dizer que o brasileiro lê pouco, mas não acredito nisto, o brasileiro lê e muito. É que na verdade não são os autores e os livros que os especialistas ( autores,vendedores, editoras, escritores...) acham que deveriam ser os mais lidos.

Em nossa vida e em nossa própria história de leitor encontramos diversos tipos de leitura e muitas vezes nem nos damos conta de que estamos praticando esse hábito. A leitura faz parte do nosso dia a dia, mas, é fundamental que desde o nascimento o indivíduo seja estimulado para isso. Viver e estar em contato constante com a leitura dos adultos faz com que a criança encontre-se naturalmente dentro de um contexto alfabetizador. Mas a leitura não é só decodificar símbolos. Muito além disso, é interpretar, saber criticar e questionar o que leu. Ler o que é do seu gosto, tornando assim, o ato de ler algo muito mais prazeroso.

O ato de ouvir estórias desde criança contadas por seus pais, a leitura de notícias em revistas e jornais, gibis, cartas e outros tipos de correspondência, tornam visáveis a função social da escrita e prepara a pessoa para a leitura.

Nós pais, professores, escritores, precisamos introduzir nas crianças e no mundo o gosto prazeroso da leitura, mostrando como é lindo e maravilhas esse hábito. Ler é viajar, estar diante do desconhecido, compreender o que nos está distante... A leitura nos leva a uma imensa descoberta do mundo. Não posso deixar de citar a importância da leitura de imagens, obras de arte, propagandas... Esse é um tipo de leitura que abre uma janela importantíssima para um mundo essencial: o da sensibilidade.

O que é lido não importa, o que nos interessa é que o leitor tenha a competência de interpretar e ter uma visão crítica daquilo que lê. Bons leitores são aqueles que o fazem com prazer!  

FONTE: Psicomotricidade, Educação e reeducação/De Meur L. Staes/ ed.Manole ltda
Uma Nova Proposta de Orientação Profissional/ Celso J. Ferretti/Cortez editora
Teorias de Aconselhamento/ Ruth scheeffer/Atlas
Teorias da Educação, Deth O. Harh
(http://afonsoecris.ubbihp.com.br)
(http://massajovem.zip.net)
Painho
Enviado por Painho em 10/12/2006
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.